• Quarta-feira, 4 Fevereiro 2026

A Casa de Pedra que guarda o Mar de Cascais

De certeza absoluta que, tal como eu, já deve ter reparado inúmeras vezes nesta casa linda, maravilhosa, toda ela feita de pedra e que se encontra na Marginal, em Cascais. Esta casa parece um castelo no meio de uma praia, assim debruçado sobre a Praia das Avencas.

Esta casa é uma construção datada de 1904, possuindo o título de Monumento de Interesse Público e uma zona especial de proteção. Este icónico edifício de Veraneio foi encomendado pelo comandante e capitão de fragata Manuel de Azevedo Gomes ao professor de desenho italiano Nicola Bigaglia, um dos ilustres da arquitetura em Portugal na passagem para o século XX.

Manuel de Azevedo Gomes foi um conceituado comandante da Marinha Portuguesa no início do século XX, mesmo perfilhando o ideário republicano. Ele foi escolhido pelo rei D. Carlos como ajudante de campo honorário. Foi genro da segunda mulher do rei D. Fernando, Alice, a filha da Condensa d’Edla, e mandou edificar na praia da Parede a Casa das Pedras, ainda hoje um ex-libris desta povoação. O arquiteto teve um grande desafio, usar pedras e seixos em tudo, paredes, varandas, ameias, e até nas chaminés.

Originalmente chamava-se a Quinta do Moledo, porque lembrava os muros de pedra solta da Ilha do Pico, a terra natural do seu proprietário. Esta casa, virada para o mar, oferece aos seus convidados um pôr-do-sol incrível sobre Cascais. Hoje continua habitada por descendentes da família e, pena minha, não pode ser visitada. Como eu amava conhecer o interior desta bela casa.

Mas há uma coisa importante, é que cada vez que passamos na Marginal, podemos apreciar o seu exterior e perceber que é um pedaço maravilhoso e vivo da nossa história, da história da Marginal e da história de Cascais.

Até breve!

Artigo de Cristina Leal

Instagram/Tik Tok . @cristinaleal2507

Artigo Anterior
Festival da Mulher chega a…
Artigo Seguinte
Oeiras celebra o Carnaval com…

Relacionados