• Sábado, 21 Fevereiro 2026

Tapada Nacional de Mafra reabre ao público com visitas exclusivamente guiadas

A Tapada Nacional de Mafra reabre ao público no domingo, 21 de fevereiro, retomando as visitas com um modelo reforçado que prevê acompanhamento obrigatório por guia em todas as experiências.

Após um período marcado por condições meteorológicas adversas, a reabertura assenta numa abordagem tecnicamente fundamentada e orientada para a segurança dos visitantes, garantindo simultaneamente a qualidade da experiência e a preservação deste relevante património natural e histórico.

A experiência “Conhecer a Tapada”, em carro elétrico, decorre aos fins de semana às 11h15 e 15h00 e nos dias úteis às 15h00. O novo formato integra uma componente pedestre de aproximadamente 1.200 metros (ida e volta) para acesso à viatura.

A partir de 2 de março, inicia-se também a experiência de percurso pedestre exclusivamente guiado, mantendo-se o valor de 5€ por participante (mínimo de três pessoas).

No âmbito da programação temática do mês de março, destacam-se duas iniciativas:

7 de março – Percurso interpretativo “Plantas mágicas e animais escondidos”, para assinalar o Dia Mundial da Vida Selvagem;

8 de março – “Passeio de Forest Mind”, evocando o Dia Internacional da Mulher.

A observação de fauna mantém-se com normalidade. Os visitantes poderão constatar alterações naturais na paisagem, como queda de árvores e movimentação de solo fenómenos que fazem parte dos processos ecológicos de regeneração da floresta.

É recomendada a utilização de calçado adequado, sendo que a experiência não é aconselhada a pessoas com mobilidade reduzida ou com dificuldade em percorrer terrenos sinuosos.

Artigo Anterior
Bucelas à Prova regressa com…
Artigo Seguinte
Oeiras evoca memória de Francisco…

Relacionados