
Cascais, Oeiras e Lisboa juntam-se pelo terceiro ano consecutivo para mais uma edição do Dia Mundial da Atividade Física, que decorre no próximo dia 12 de abril, na Avenida Marginal, desde São Pedro do Estoril até Alcântara, entre as 09h30 e as 13h00.
Para assinalar a iniciativa, a frente ribeirinha dos três concelhos estará encerrada ao trânsito automóvel entre Alcântara e São Pedro do Estoril, das 08h30 às 14h00, criando um espaço privilegiado para a prática de atividade física ao ar livre. A medida pretende incentivar a população a sair à rua, adotar estilos de vida mais ativos, conviver em família ou com amigos e desfrutar da paisagem única junto ao rio Tejo e ao mar.
O programa inclui um conjunto diversificado de atividades gratuitas e abertas a toda a população. Ao longo da manhã, os participantes poderão experimentar aulas ao ar livre, assistir a demonstrações de várias modalidades desportivas, integrar caminhadas, participar em aulas de palco, realizar rastreios de saúde e assistir a ações de sensibilização dinamizadas por clubes, coletividades e entidades parceiras nas áreas do desporto e da saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) assinala, anualmente, o Dia Mundial da Atividade Física com o objetivo de combater o sedentarismo, considerado um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 71% das mortes a nível mundial.