• Quarta-feira, 4 Fevereiro 2026

Grupos de cegadas animam Loures

Entre 8 e 17 de fevereiro, os grupos de Cegadas de Loures regressam às ruas de várias localidades do concelho, levando humor, crítica social e tradição popular a públicos de todas as idades. A iniciativa pretende salvaguardar e revitalizar uma das mais antigas tradições do Carnaval Saloio.

Com entrada livre, o programa conta com a participação de vários grupos do concelho: A Malta da Ponte de Lousa, o Grupo de Cegadas Tiroliro do Barro e o Grupo de Cegadas do Grupo Musical e Recreativo da Bemposta, nas vertentes adulta e infantil. Ao longo de várias saídas, estes grupos prometem momentos de boa disposição, interação com o público e celebração da cultura popular.

A cegada deste ano do Grupo Musical e Recreativo da Bemposta tem como tema "Retalhos da Vida" e vai atuar no dia 8 na localidade de Vila Nova, Bucelas, A-do-Mourão, Vila de Rei, Chamboeira e Bemposta.

Pelo terceiro ano consecutivo o Grupo apresenta uma cegada infantil que vai atuar em Vila Nova, em A-do-Mourão e na Bemposta.

O Grupo da Malta da Ponte de Lousa irá atuar no dia 8 em Moninhos, Torre dos Trotes, Vila de Rei, Freixial, Venda do Pinheiro, Asseiceira e Bemposta no dia 8, Lousa, Montemuro, Chamboeira e Loures no dia 14 e Casais da Serra no dia 15.

Já o Grupo de Cegadas Tiroliro do Bairro vai atuar no dia 7 no Barro e Lousa, dia 8 na Chamboeira, Ponte de Lousa, Montemuro, Casais da Serra e Bemposta, dia 14 em A-do-Mourão, Vila de Rei, Ribas de Cima, Sobreira e Vila Nova. No dia 15 irão passar pela Venda do Pinheiro, Calvos, Vila de Canas e Sant’Ana e no dia 17 por Trancoso e Venda do Pinheiro.

Além das saídas de rua, realiza-se no dia 21 de fevereiro, às 21h00, o Festival de Cegadas, na União Cultural Recreativa e Desportiva de Ponte de Lousa, reunindo os diferentes grupos num momento de celebração conjunta da tradição.

Programa:

Artigo Anterior
Carnaval 2026 traz três dias…
Artigo Seguinte
Palácio de Queluz celebra o…

Relacionados