
O Projeto Malmequer assinalou, esta terça-feira, o seu primeiro ano de implementação com uma sessão especial no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, reunindo parceiros, investidores sociais, comunidade educativa e muitos dos jovens que têm dado vida a esta iniciativa.
Este projeto inovador, promovido pela ABA - Associação Beneficiente de Ajuda nasceu para responder ao aumento das perturbações emocionais entre jovens e aposta numa metodologia próxima da realidade escolar. Através de uma série cinematográfica de oito episódios, criada com jovens da comunidade, o programa aborda temas como identidade, relações familiares e de amizade, conflitos escolares, ansiedade, depressão, autorregulação emocional e tomada de decisão.

Com 10 sessões dinamizadas em sala de aula, o Malmequer já chegou a 𝟒𝟏𝟗 𝐚𝐥𝐮𝐧𝐨𝐬, 𝟒 𝐞𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚𝐬 e cerca de 𝟐𝟎 𝐭𝐮𝐫𝐦𝐚𝐬 . Os resultados falam por si: 𝐫𝐞𝐝𝐮𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐝𝐞 𝟒𝟒% 𝐧𝐨𝐬 𝐟𝐚𝐭𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐚𝐧𝐬𝐢𝐞𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞 𝟓𝟑% 𝐧𝐨𝐬 𝐟𝐚𝐭𝐨𝐫𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐝𝐞𝐩𝐫𝐞𝐬𝐬𝐚̃𝐨 entre os participantes.

Na sessão, a vice-presidente da câmara, Sónia Paixão, destacou o “enorme privilégio que é ter instituições como esta, que querem fazer parte da mudança, transformar o nosso território, mas, sobretudo, melhorar a vida das pessoas”. A autarca reforçou ainda que “a área da saúde mental tem que deixar de ser um tema tabu”. “E por isso, é com enorme satisfação que reconhecemos a importância desta metodologia de trabalho, pois acreditamos todos que é nos jovens que está no futuro do nosso concelho e da nossa comunidade”.