
Mil e oitencentas vítimas de tráfico de seres humanos e a deteção de 12.992 imigrantes irregulares, em 119 países, são o saldo de uma operação global coordenada pela Interpool e na qual a Polícia Judiciária participou. Em Portugal, a PJ, através da Unidade Nacional Contraterrorismo, realizou várias ações no âmbito do crime de auxílio à imigração ilegal. PJ e GNR detiveram 38 pessoas no âmbito de uma operação da Interpol de combate ao tráfico de pessoas.
Os resultados operacionais em Portugal traduzem-se na fiscalização de um total de 50 moradas e na identificação de 120 pessoas, destacando-se uma ação levada a cabo na zona de Sobral de Monte Agraço, onde foram visadas 3 casas ligadas à exploração sexual e identificadas 30 pessoas.
No decurso da Operação Liberterra III, que decorreu de 10 a 21 de novembro de 2025, foram detidos 3.744 suspeitos de tráfico de pessoas. Durante a operação, as autoridades policiais mobilizaram mais de 14 mil efetivos, que realizaram vigilâncias em pontos críticos, rusgas direcionadas e reforçaram os controlos fronteiriços, dando origem a mais de 720 novas investigações, muitas das quais estão em curso.