
A Proteção Civil decidiu, na manhã desta terça-feira, elevar o estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, com o objetivo de combater a nova depressão meteorológica que atravessará Portugal na próxima madrugada. O segundo comandante da Proteção Civil, José Ribeiro, anunciou na sede da Proteção Civil, em Carnaxide, que o estado de prontidão especial foi elevado para nível quatro devido ao agravamento do estado do tempo.
"Pela informação que nos foi transmitida pelo IPMA, percebemos que estamos sob um fenómeno complexo", disse José Ribeiro, em conferência de imprensa, acrescentando: "Decidimos elevar o estado de prontidão especial para o nível quatro para toda a orla costeira entre Setúbal e Viana do Castelo."
Sem se deter, o responsável explicou "o estado de prontidão especial nível quatro é o máximo" e "significa uma prontidão de 100% dos dispositivos num prazo de 12 horas".
Rajadas de vento podem atingir os 120 km/h
O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) alerta que estão previstas rajadas de vento fortes, que podem atingir até 120 km/h, associadas à passagem da Depressão Joseph.
💨 Efeitos expectáveis:
⚠️ Medidas preventivas:
ℹ️ Acompanhe as informações oficiais através dos canais do Município de Oeiras e do SMPC Oeiras.
👉 Proteja-se. A prevenção reduz o risco.