
Com um prazo de execução previsto de cinco meses, a quinta fase da empreitada de requalificação da centralidade de Rio de Mouro Velho vai começar na próxima terça-feira. A intervenção decorrerá na Rua José Cupertino Ribeiro e Rua Joaquim Correia de Freitas, contemplando execução de travessias para infraestruturas elétricas e de drenagem pluvial, bem como a requalificação e repavimentação dos pavimentos rodoviários e pedonais.
Para reduzir os impactos da obra na circulação e no quotidiano de munícipes e automobilistas, "a intervenção será executada em duas fases distintas, com condicionamentos temporários de trânsito devidamente sinalizados", refere a autarquia.
Num primeiro momento a intervenção terá lugar na Rua José Cupertino Ribeiro, desde o seu início até à Sociedade Recreativa 1.ª de Dezembro, com uma duração estimada de dois meses. Durante este período, o acesso local será reservado a moradores, sendo efetuado exclusivamente através da rotunda de Paiões.
Depois, a intervenção abrangerá o troço compreendido entre a Sociedade Recreativa 1.º de Dezembro e a Rua Joaquim Correia de Freitas, estendendo-se até à Associação Promotora da Criança, com uma duração prevista de três meses. Nesta fase, o acesso será assegurado pela rotunda da Loja Espaço Casa Sintra, mantendo-se sempre garantido o acesso ao núcleo de Rio de Mouro Velho.
No que respeita à circulação de viaturas pesadas, no sentido Lisboa–Sintra, estas deverão utilizar a IC19, com saída para a N249 | Rio de Mouro | zona comercial. No sentido Sintra–Lisboa, a circulação poderá ser efetuada pela N249. Manter-se-á igualmente garantido o acesso à zona central, incluindo a envolvente da Sociedade Recreativa 1.º de Dezembro e do Largo da Igreja.