• Domingo, 8 Fevereiro 2026

Odivelas assinala 700 anos da morte de D. Dinis com mostra de 53 artistas plásticos

Está patente ao público, no Centro de Exposições de Odivelas, até 29 de março, a mostra coletiva “Rei D. Dinis: Visões Contemporâneas”, que reúne trabalhos de 53 artistas plásticos, inspirados na figura do monarca que escolheu Odivelas como local da sua última morada.

A exposição foi inaugurada no passado dia 7 de janeiro e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, acompanhado pela Vereadora da Cultura, Ana Isabel Gomes, pelos vereadores Nuno Gaudêncio, Fernando Pedroso, Rui Teixeira e Duarte Vieira, bem como pela Vice-Presidente do Património Cultural, Ana Catarina Sousa.

Integrada nas comemorações do sétimo centenário da morte do Rei D. Dinis, a mostra apresenta uma diversidade de interpretações contemporâneas sobre a vida, o legado e a memória do monarca, refletindo diferentes linguagens e abordagens artísticas.

A exposição pode ser visitada até ao dia 29 de março, todos os dias, entre as 10h e as 23h, no Centro de Exposições de Odivelas.

O Rei D. Dinis dedicou uma especial atenção a Odivelas com a fundação do Mosteiro de Odivelas, em 1295. Faleceu a 7 de janeiro de 1325, em Santarém e encontra-se sepultado na Igreja do Mosteiro, mais especificamente na capela do Evangelho, conforme desejo que deixara expresso no seu segundo testamento, em 1322.

Artigo Anterior
Caminhada “Antas de Loures” dá…
Artigo Seguinte
João Veríssimo reforça defesa do…

Relacionados