
Arranca hoje, 12 de janeiro, mais um ciclo de cinema no Auditório Carlos Avilez, no Estoril, promovido pela Fundação D.Luis I.
Ao longo do ano e todas as segundas-feiras a Fundação propõe um programa que (re)visita grandes filmes de diversos géneros sendo que “cada género terá direito ao seu mês.”
“Começamos pelo “género dos géneros”, o western, principal criador de mitos sobre o nascimento e a gesta de uma nação, a América. Seguir-se-ão muitos outros, da comédia ao terror, do musical à ficção científica, com paragens de permeio nos apeadeiros do melodrama, do thriller ou da animação, entre outros.”, refere a Fundação.
Assim sendo, o primeiro filme transmitido hoje, a partir das 21h, será “A Quadrilha Selvagem/ The Wild Bunch” (1969). Com realização de Sam Peckinpah, a longa controversa “precipita o espectador na sugestão de um inferno que parece premiar apenas os mais oprimidos e humildes, se bem que à custa de terríveis sofrimentos”.
A entrada é livre.
Segue-se no dia 19 de janeiro “A Noite Fez-se para Amar/ McCbe and Mrs. Miller” e no dia 26 de janeiro é transmitido o filme “Duelo no Deserto/ The Shooting”, às 18h30 e "Johnny Guitar" às 21h.