• Quarta-feira, 4 Fevereiro 2026

ULS Amadora/Sintra realiza primeira cirurgia robótica em Ginecologia

O Hospital Fernando Fonseca (HFF), da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra, realizou, no dia 5 de janeiro, a sua primeira cirurgia robótica na área da Ginecologia, assinalando mais um marco na atividade assistencial da instituição.

A intervenção — uma histerectomia (remoção do útero) — foi concluída com sucesso e realizada pela diretora do Serviço de Ginecologia, Teresa Costa. O procedimento decorreu com recurso à consola do cirurgião, a partir da qual a médica controlou pinças articuladas acopladas ao sistema robótico, operando uma doente de 59 anos diagnosticada com hiperplasia do endométrio.

Segundo Teresa Costa, a cirurgia robótica apresenta vantagens significativas, como “visão por fluorescência, possibilitando a avaliação da perfusão sanguínea dos tecidos e a deteção do gânglio sentinela na patologia oncológica” e, por outro lado, melhor visualização dos tecidos, maior conforto durante o ato cirúrgico e a utilização de incisões mais pequenas”. Benefícios que se refletem também nas doentes, proporcionando “um tempo de recuperação mais curto e com menos dor”.

O robot cirúrgico utilizado integra o sistema da Vinci Xi, a quarta e mais avançada geração desta tecnologia. O equipamento dispõe de visualização 3D de alta definição, replica em tempo real os movimentos da mão do cirurgião com elevada precisão e permite ainda o recurso à visão por fluorescência, possibilitando a avaliação da perfusão sanguínea dos tecidos.

O aumento do número de cirurgias de elevada complexidade realizadas com tecnologia robótica, aliado a uma baixa taxa de complicações e a uma recuperação mais rápida dos doentes, contribui para a redução de custos associados a internamentos prolongados e intercorrências clínicas, reforçando o acesso da população a cuidados de saúde diferenciados.

A cirurgia robótica já era aplicada no HFF nas especialidades de Urologia e Cirurgia Geral, sendo agora alargada à Ginecologia. A ULS Amadora/Sintra destaca o empenho e a dedicação de todos os profissionais de saúde envolvidos neste programa, sublinhando o compromisso com a qualidade e a inovação clínica.

Artigo Anterior
Mostra de Dança de Sintra…
Artigo Seguinte
Enfermeira diretora da ULS Amadora-Sintra…

Relacionados