
O Município de Oeiras alcançou a melhor classificação nacional entre os municípios avaliados pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), tendo sido distinguido com a Bandeira Verde ECOXXI e com o Prémio ECOXXI Energia. Este reconhecimento consolida Oeiras como uma referência nacional em matéria de sustentabilidade e reflete uma estratégia municipal integrada, baseada em evidência, participação e compromisso com a melhoria contínua da qualidade de vida no território.
Com uma média global de 97,9% nos 21 indicadores avaliados, Oeiras destacou-se como o concelho mais sustentável do país, atingindo a pontuação máxima (100 pontos em 100) em seis indicadores-chave: Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável; Certificação de Sistemas de Gestão; Alterações Climáticas; Saúde e Bem-Estar; e Qualidade do Ar e Informação ao Público.
A Bandeira Verde ECOXXI é uma distinção atribuída anualmente pela ABAAE com o objetivo de reconhecer o desempenho dos municípios portugueses na implementação de políticas e práticas de sustentabilidade. Este programa, em vigor desde 2005, insere-se no âmbito da educação para a sustentabilidade e baseia-se numa abordagem integrada e participativa.
Entre os indicadores com classificação máxima estão o Emprego, Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável, Certificação de Sistemas de Gestão, Alterações Climáticas, Saúde e Bem-Estar e Qualidade do Ar e Informação ao Público.
Além destes, Oeiras obteve resultados de elevado desempenho em áreas estratégicas como o Turismo Sustentável (98,3%), a Transparência, Digitalização e Conectividade (98,2%), a Gestão e Conservação da Floresta (96,7%) e a Produção, Recolha Seletiva e Valorização de Resíduos Urbanos (96,4%), entre outros.