
O ELO - Encontro Loures e Odivelas em Saúde 2025, pela Unidade de Saúde Loures e Odivelas (ULSLOD), decorreu na passada semana, no Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, e ficou marcado pela partilha e forte envolvimento demonstrado pelos profissionais na construção de práticas mais integradas e eficientes.
Este ano, o evento decorreu sob o mote “Integração é Coesão” e focou-se nos oito Percursos Assitenciais Integrados (PAI) em implementação na instituição, dedicados a gravidez e parto, excesso de peso e obesidade , promoção da saúde mental, envelhecimento ativo saudável, oncologia, doenças respiratórias, diabetes e insuficiência cardíaca.
O arranque do ELO contou ainda com os representantes autárquicos de Loures e Odivelas, que enfatizaram o papel do território, dos profissionais de saúde e das parcerias institucionais na promoção da saúde da população.
O encontro aprofundou temas essenciais para a integração de cuidados — desde microbioma, dor crónica, prevenção, rastreios, cuidados paliativos e inteligência artificial, até à apresentação de projetos inovadores — evidenciando os avanços dos PAI e alinhando práticas entre equipas. O último dia destacou-se pela realização de workshops práticos em várias unidades de saúde, que impulsionaram a colaboração, a troca de experiências e a construção conjunta de soluções, consolidando as principais aprendizagens do evento.
