• Sexta-feira, 19 Dezembro 2025

Fado marcou noite de Odivelas

O Fado marcou forte presença numa noite no Pavilhão Polivalente de Odivelas promovida pela autarquia, que contou com o apoio da junta de freguesia. A noite fadista contou com a presença em palco de Paulo Ferreira (guitarra portuguesa) e Carlos Fonseca (viola de fado), bem como de um conjunto de fadistas amadores da Escola de Fado da Junta de Freguesia de Odivelas. 

Integrada no Programa Municipal de Promoção do Envelhecimento Ativo, a iniciativa arrancou com as atuações de Fernanda Gabriel, Carlos Carriço, Conceição Alves e Luciano Rodrigues, da Escola de Fado de Odivelas.

A segunda parte da Noite de Fados ficou reservada para as vozes de Urmeira, com Idalina Vitorino, Odete Miranda e Leopoldino Abreu a atuarem acompanhados pela guitarra portuguesa de Paulo Ferreira e pela viola de Carlos Fonseca. No evento foi ainda apresentado o fado da Urmeira, um projeto desenvolvido ao abrigo do Programa Comunidades em Ação, com o título «Ribeira do Recordar», interpretado por moradores do bairro da freguesia vizinha de Pontinha/Famões. Foi uma noite de Fado e de Gala no Pavilhão Polivalente de Odivelas, com direito a menu completo: caldo verde e tinto para aquecer a alma, fado para aconchegar o espírito.

O trio chamou depois outros moradores do bairro e até a vereadora Susana Santos subiu ao palco para apresentar “Ribeira do Recordar”, fado da Urmeira composto no âmbito do Programa Comunidades em Ação, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. A noite terminou ao ritmo da marcha, com os 150 convidados de pé em ovação ao Hino da Urmeira.

A vogal Telma Mascarenhas representou o presidente Ricardo Oliveira neste evento cultural que se inseriu no âmbito do do Programa Municipal de Promoção do Envelhecimento Ativo do Município.

Artigo Anterior
Acidente em Sete Rios provoca…
Artigo Seguinte
Tempo frio veio para ficar

Relacionados