• Domingo, 23 Novembro 2025

Depressão Cláudia vai chegar a Lisboa

DR

A depressão Cláudia chega esta terça-feira e deverá ficar pelo menos até à próxima quinta-feira. Esta depressão é um sistema de baixa pressão (um ciclone) que se formou sobre o Atlântico Norte e que vai afetar o território continental, incluindo a zona de Lisboa. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a depressão estará bastante tempo estacionária a ocidente da Península Ibérica, prolongando condições de instabilidade.

Assim, já a partir desta terça-feira, os primeiros efeitos começam a sentir-se no Minho, com extensão gradual para o resto do País. Quarta e quinta-feira, espera-se precipitação persistente, por vezes forte e trovoadas. A região de Lisboa e os distritos costeiros ou de quadrante ocidental/poente também estão em aviso por vento e agitação marítima. Existe ainda o risco de inundações rápidas em zonas vulneráveis, queda de ramos/árvores, piso escorregadio, possível interrupção de circulação em zonas costeiras ou expostas.

O LOCAL aconselha a que a população esteja atenta aos avisos meteorológicos emitidos pelo IPMA e pelas autoridades de Proteção Civil.

- Evite deslocações desnecessárias durante os períodos de maior intensidade da chuva ou vento.

- Nas zonas costeiras ou em terraços, tenha precaução com objetos soltos que possam ser arrastados pelo vento.

- Se estiver próximo da costa, cuidado com a subida do mar e a agitação marítima — evitar a faixa costeira se possível.

- Verifique sistemas de escoamento de água à volta da sua casa ou rua, sobretudo em zonas baixas ou historicamente sujeitas a acumulação de água.

Artigo Anterior
Atletas da Aquacarca em destaque…
Artigo Seguinte
Quinta-feira pode decidir nona presença…

Relacionados