
A semana começa com chuva, que pode ser persistente e forte em alguns locais e as temperaturas deverão manter-se sem grandes variações, disse à Lusa Paula Leitão, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com Paula Leitão, estão em aproximação algumas superfícies frontais, que ao aproximarem-se da Península Ibérica podem ser bloqueadas pelo anticiclone que está sobre o continente.
"As superfícies frontais começam a dissipar e algumas conseguem passar para Portugal continental e outras sobre o mar e o momento em que vai haver mais precipitação ainda está dependente deste jogo de forças com o anticiclone e com a sua capacidade de bloquear estas superfícies frontais", explicou.
Segundo a meteorologista do IPMA, deverá chover quase todos os dias da semana, mas com intensidade incerta. "Hoje já choveu durante a noite e a tendência é haver ainda alguma chuva fraca ao longo do dia de hoje, mas mais no norte e centro. Amanhã [terça-feira] ao fim da tarde será mais persistente e por vezes forte na região do Minho, situação que levou à emissão de aviso amarelo", disse.
De acordo com Paula Leitão, está prevista agitação marítima, o vento vai intensificar-se a partir de terça-feira, sendo de 80 quilómetros por hora nas terras altas, e as temperaturas não vão sofrer alterações significativas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga devido à agitação marítima.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.