
No próximo dia 15 de novembro, a Câmara Municipal de Loures promove a caminhada “Rota Memorial do Convento”, desta vez num percurso entre Mafra e Cheleiros depois do último entre a Casa dos Bicos e o Convento de Mafra.
Esta iniciativa convida os participantes a percorrer cerca de 18 quilómetros ao longo da antiga Estrada Real Sintra – Cheleiros – Mafra, via outrora essencial para o transporte do calcário e do mármore.
A caminhada evoca os oito dias de transporte da Pedra “Benedictione”, que coroa o pórtico da Basílica e culmina na Galeria da Bênção, relembrando a importância histórica e simbólica deste percurso.
Durante o itinerário, os caminhantes poderão apreciar vários pontos de interesse patrimonial tais como o Real Edifício de Mafra, a Igreja de Santo André de Mafra, a Igreja Matriz de Cheleiros, a Ponte Medieval de Cheleiros e a Aldeia da Mata Pequena.
O ponto de encontro está marcado para as 9h, junto ao estacionamento do Parque Intermodal do Alto da Vela, em Mafra, estando a chegada prevista para as 15h no mesmo local.
As inscrições estão abertas até ao dia 12 de novembro e podem ser efetuadas através do e-mail dd@cm-loures.pt ou do telefone 211 151 157. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas.
A “Rota Memorial do Convento” estabelece um percurso entre a Casa dos Bicos e o Largo da Igreja de Cheleiros, num total de 58 Km. Estrutura-se através dos bens imóveis classificados existentes nos municípios de Lisboa, Loures e Mafra. Em Lisboa, o Terreiro do Paço (Monumento Nacional) e a Casa dos Bicos / Fundação José Saramago (Monumento de Interesse Público); em Loures, Santo Antão do Tojal, o Palácio dos Arcebispos (Monumento de Interesse Público); e, em Mafra, o Real Edifício de Mafra (Monumento Nacional e Património Mundial da UNESCO).