
No dia 31 de dezembro de 2025, a Amadora recebe uma edição muito especial da sua tradicional corrida: a 50.ª edição da São Silvestre da Amadora, considerada a prova de São Silvestre mais antiga de Portugal Continental.
As inscrições já se encontram abertas.
A prova principal com um percurso de 10km, destinado a atletas com 18 anos ou mais, parte pelas 18h na Estrada dos Salgados (junto à estação de metro Amadora Este), e passa pelas principais artérias da cidade da Amadora e pela mítica subida dos Comandos. A consagração dos vencedores acontece na Praça São Silvestre.
Antes, pelas 16h, tem início a Corrida das Crianças, dirigido aos nascidos entre 2012 e 2019, com percursos que vão dos 300m aos 1000m conforma a faixa etária.
Pelas 17h05, realiza-se o desfile de carros clássicos e motociclos pelo percurso de 10 km. Este ano, a organização irá promover quatro treinos de preparação, numa iniciativa com a Federação Portuguesa de Atletismo.

A edição deste ano marca os 50 anos da corrida e por isso, na passada sexta-feira, no Festival de Banda Desenhada Amadora BD foi apresentada a camisola deste ano.
Joana Afonso é a autora da ilustração que faz referência a alguns dos eternos campeões que passaram pela Amadora.
Em 1975, estreou a São Silvestre da Amadora, numa prova ganha por Carlos Lopes. Ao longo da sua História, a corrida trouxe à Amadora nomes importantes do atletismo e eternos campeões como Rosa Mota, António Leitão, Aurora Cunha, Manuela Machado, Fernanda Ribeiro, Domingos Castro, Albertina Machado e Rui Silva. Em 2025, celebra os 50 anos com o estatuto de São Silvestre mais antiga de Portugal Continental.
De recordar que na edição do ano passado, os vencedores foram Mariana Vargem e o amadorense Rúben Amaral que venceu a prova pela segunda vez depois de já o ter feito em 2023. A 49ª edição estabeleceu o recorde de 2.600 inscritos.