• Domingo, 26 Outubro 2025

Sindicato quer inquérito sobre VMER impedida de prestar socorro no acidente do Elevador da Glória

DR

As causas do acidente do Elevador da Glória mantém-se na ordem do dia. O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar vai solicitar um inquérito para apurar as causas que impediram a mobilização da viatura de emergência médica do Hospital de Santa Maria para o local do acidente.

"Solicitaremos de imediato ao presidente do INEM um inquérito para apurar as circunstâncias do sucedido", adiantou esta sexta-feira o presidente do sindicato à Lusa, na sequência da notícia do Expresso que revela que a "viatura de emergência médica do Santa Maria ficou trancada por dentro e falhou o socorro ao acidente com o elevador da Glória", que aconteceu no dia 03 de setembro.

Segundo o Expresso, a viatura "não respondeu ao INEM porque foi trancada por dentro e a chave suplente estava no Algarve". "É inaceitável que um meio de emergência médica não acorra a uma emergência por inacessibilidade à chave da viatura", salientou o presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Rui Lázaro adiantou que importa apurar se foi uma "avaria ou negligência que levou a que a viatura ficasse trancada com a chave lá dentro", mas também as razões de a chave suplente "não ter acompanhado a viatura para a base onde foi servir".

"A inexistência de procedimentos que visem impedir casos como este é negligenciar a resposta aos cidadãos, o que não podemos admitir", realçou o dirigente sindical.

Recorde-se que no acidente com o elevador da Glória morreram 16 pessoas e cerca de duas dezenas de feridos, entre portugueses e estrangeiros de várias nacionalidades.

Artigo Anterior
Detido pelo homicídio de turista americano aguarda julgamento em prisão preventiva
Artigo Seguinte
Sintrense afasta Rio Ave da Taça de Portugal

Relacionados

Made By SoulCode With ❤️ © Jornal Local | 2025