
Entre os dias 23 de outubro e 2 de novembro, realiza-se a 36ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora – Amadora BD 2025 com 13 exposições espalhadas pelo Parque da Liberdade Galeria Municipal Artur Bual e Bedeteca da Amadora.
São mais de 20 autores internacionais de banda desenhada que vão marcar presença neste evento. De destacar as exposições dos 65 anos da Liga da Justiça, os 75 anos de Peanuts, os 150 anos de Zé Povinho e os 85 anos de Spirit.
Horário:
Segunda a quinta: 10h – 20h
Sexta, sábado e domingo: 10h – 21h
A edição de 2025 do Amadora BD irá contar com sessões de autógrafos adicionais nas duas sextas-feiras do evento, entre as 18h e as 20h, e a Hora da BD, de segunda a quinta, com descontos adicionais de até 15% em livros, nas editoras e livreiros aderentes. No dia 31 de outubro, o Festival junta-se às celebrações do Halloween, com uma programação especial de oficinas, sessões de autógrafos, apresentações e muitas outras surpresas.
Criado em 1990, o Amadora BD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, que tem por objetivo promover a banda desenhada. Organizado ininterruptamente desde a sua criação, o Amadora BD desenvolve uma programação anual, que reúne autores, editores, agentes e colecionadores de diferentes nacionalidades em sessões de autógrafos, exposições, lançamentos, oficinas e apresentações. No âmbito do Amadora BD, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora, distinguem, todos os anos, os autores e os jovens que se destacam no panorama da Banda Desenhada.
Em 2025, o Amadora BD atribui pelo quarto ano consecutivo um prémio no valor de €5.000 à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português. A Cerimónia para divulgação dos vencedores decorre no dia 26 de outubro, entre as 18:00 e as 20:00, no núcleo central no Parque da Liberdade.
