
A Escola Básica Carlos Paredes, na Póvoa de Santo Adrião, abriu portas ao nascimento de uma microfloresta Miyawaki, método criado pelo botânico japonês que incentiva a plantação densa e diversificada de espécies nativas em espaços urbanos e em escolas. Miyawaki é uma pequena floresta nativa, densa e de crescimento rápido que utiliza espécies nativas, plantadas em alta densidade, criando ecossistemas autossustentáveis, ricos em biodiversidade e resistentes, ideais para áreas urbanas degradadas.

Estas florestas crescem até 10 vezes mais depressa do que florestas convencionais, tornando-se maduras em 10-15 anos. Além dessa carcaterística, tem uma biodiversidade Elevada, utilizando cerca de 30 espécies nativas diferentes, simulando florestas naturais. Após os primeiros 2-3 anos de manutenção e rega, tornam-se autónomas. No capítulo de benefícios urbanos, as florestas Miyawaki reduzem as temperaturas locais, absorvem mais CO2, diminuem ruídos e poeiras, e criam habitats para fauna e podem ser plantadas em espaços muito pequenos, a partir de 3 m2, sendo mesmo conhecidas como Pocker Forests (Florestas de bolso).

O método é ideal para reflorestar terrenos pequenos em escolas, empresas ou áreas urbanas, promovendo a biodiversidade e melhorando a qualidade de vida, sendo uma solução eficaz contra as alterações climáticas.

A conquista do 3.º lugar pela escola da Póvoa de Santo Adrião no programa Eco-Escolas permitiu a implementação deste ecossistema natural em miniatura. Além da promoção da biodiversidade, da melhoria da qualidade do solo, do aumento da absorção de carbono e da criação de habitats para a fauna local, este projeto permitiu recuperar uma área da escola que se encontrava subaproveitada, transformando-a num espaço mais atrativo e passível de ser utilizado com maior frequência pelos alunos, tanto em atividades pedagógicas como em momentos de lazer.

A Câmara de Odivelas, enquanto parceira da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABBAE), destaca o compromisso da comunidade educativa com a preservação ambiental e incentiva a continuidade de iniciativas que contribuam para um território mais sustentável.
A inauguração contou, também, com o hastear da Bandeira Verde da ABBAE, na qual estiveram presentes o vereador do ambiente, Rogério Breia, a presidente da Junta de Freguesia de Póvoa de Santo Adrião, Cristina da Fonte Mendes, a diretora do Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino, Ana Paula Catalão, e ainda a coordenadora da EB Carlos Paredes, Paula Jesus.