
A Junta de Freguesia de Alfragide associou-se ao lançamento dos Centros de Estudo Gulbenkian, que decorreu no Grande Auditório da Gulbenkian. Esta iniciativa pretende combater as desigualdades educativas e melhorar o sucesso escolar de alunos de escolas situadas em bairros vulneráveis da Grande Lisboa.
O projeto conta com a colaboração da Cooperativa CooperActiva, que há cerca de 20 anos desenvolve um trabalho de intervenção comunitária e inclusão social no Bairro do Zambujal, um dos maiores bairros de realojamento social da região, marcado pela sua multiculturalidade.

A JFA fez-se representar pela vogal do Executivo com o pelouro da Educação,. Gabriela Fernandes. Um dos bairros abrangidos por esta iniciativa é o Bairro do Zambujal, tendo o evento contado com a presença de jovens daquela comunidade. A sessão contou ainda com a presença da Dra. Ana Paula Silva, responsável da cooperativa CooperActiva, e do Dr. Francisco Magro, diretor do Agrupamento Vertical Almeida Garrett.
Estiveram igualmente presentes o Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Dr. António Feijó, bem como o Diretor da Educação e Ciência, Dr. Luís Plácido dos Santos.
O evento incluiu a participação de vários oradores e mentores de reconhecido mérito, entre os quais João Bento, CEO dos CTT, José Carlos Mateus, CFO do Montepio, o jornalista Pedro Sousa Carvalho e o escritor José Vergar.